Eólicas no Nordeste têm até 30 de março para obter operação comercial

Em: 11/03/2014 às 14:14h por Jornal da Energia

Os parques eólicos da Desa e CPFL Renováveis no Estado do Rio Grande do Norte têm até 30 de março para obter a operação comercial das unidades geradoras. As plantas concluídas desde 2012, não entregavam a energia produzida à rede por falta da conexão. No entanto, com a conclusão da subestação João Câmara II, e sua operação integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 28 de fevereiro, já podem iniciar.

Assim, a partir da data, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revoga as decisões que atestaram que as unidades geradoras dos parques estavam aptas, no que concerne ao atendimento aos requisitos necessários para operação.

Os parques da Desa, Morro dos Ventos I, III, IV, VI, IX, somam 144MW de capacidade instalada, e estão instalados no município de João Câmara. O reconhecimento das plantas, como aptas à operação, ocorreu em 5 e 6 de setembro de 2012.

No caso dos parques da CPFL Renováveis, todos estão instalados na cidade de Parazinho. A eólica Eurus, VI, possui 8MW de capacidade instalada, e teve sua operação atestada pela Aneel em 3 e 5 de julho.

Já os parques eólicos Santa Clara I a VI, somam a capacidade instalada de 180MW. As plantas foram consideradas aptas à operação em 1 e 2 de julho.

Empresas
Em 17 de fevereiro, a CPFL Renováveis comunicou ao mercado a incorporação de 100% dos ativos da Desa. Com isso, o portfólio da companhia alcançará 2.117,4 MW em capacidade total contratada, aumento de 19%, correspondendo a 1.560,7 MW em operação e outros 556,7 MW em construção.