Geração de energia de Itaipu tem o melhor novembro da história

Em: 05/12/2017 às 12:31h por

Mesmo com a atual situação hidrológica desfavorável, a usina hidrelétrica de Itaipu obteve o melhor novembro de toda a sua história. Em todo o mês a usina gerou 8.836.457 MWh, 535.015 MWh a mais do que o recorde anterior de novembro, registrado em 2016, e 890.242 MWh além da produção de novembro de 2015, terceira maior marca para o mês.
A usina teve ainda outro recorde em novembro: o de produção horária no setor de 50 Hz (que corresponde às dez unidades geradoras da margem paraguaia; no lado brasileiro, a ciclagem é de 60 hz). No dia 16 de novembro, foi atingida a marca de 7.459 MWh/h.

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, “com o resultado de novembro, Itaipu contribui com o setor elétrico brasileiro, num momento de extrema dificuldade, tendo em vista que o País vive, este ano, aquela que é considerada a pior estiagem de sua história”.

A seca citada por Vianna atinge não apenas o Nordeste, mas também as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Na Região Sudeste, onde está o maior número de hidrelétricas, houve redução do nível dos reservatórios e ainda não há perspectivas de recuperação a curto ou médio prazos.
Na Região Sul, ao contrário, tem chovido acima da média. No caso do Estado do Paraná, as chuvas localizadas estão permitindo que Itaipu opere com o reservatório dentro da faixa de normalidade.

O Operador Nacional do Sistema já solicitou a usina que proceda ao rebaixamento do reservatório, pedido acatado pelo Conselho da binacional. Até o momento, não houve necessidade desta medida, mas a possibilidade de fazer o depecionamento é um importante fator para a segurança do sistema.

Fonte: Canal Energia