CCEE: PLD sobe 6% e fica em R$ 220,16/MWh

Em: 04/12/2017 às 09:05h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informa que o Preço de Liquidação das Diferenças para o período entre 2 e 8 de dezembro subiu 6% ao passar de R$ 208,26/MWh para R$ 220,16/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. A equalização dos preços permanece, uma vez que os limites de intercâmbio entre os submercados não foram atingidos em nenhum patamar de carga.
A previsão de afluências para o Sistema, em dezembro, caiu de 94% para 90% da Média de Longo Termo, impactando no aumento do PLD. As ENAs para o período são esperadas em 100% da média no Sudeste, 99% no Sul, 61% no Nordeste e em 53% no Norte.

A expectativa de carga para os próximos sete dias é 250 MW med superior à previsão da última semana com elevações apenas no Sudeste, com aumento de 150 MW med e no Sul, com mais 100 MW med.
Os níveis dos reservatórios do SIN estão cerca de 95 MW med mais elevados frente aos números da última semana com elevação esperada de 610 MW med apenas no Sudeste. Há redução de 500 MW med nos níveis de energia armazenada no Sul e de 15 MW med no Norte. Os reservatórios do Nordeste não registram alteração frente à expectativa da semana anterior. Já o fator de ajuste do MRE esperado para dezembro foi revisto de 80,7% para 80,2%. A previsão de Encargos de Serviços do Sistema para o período é de R$ 91 milhões, sendo R$ 43 mi referentes à segurança energética.

Fonte: Canal Energia