Maior parque de energia solar da América Latina é inaugurado no Piauí

Em: 01/12/2017 às 13:50h por

Em Ribeira do Piauí, o governador Wellington Dias participou nesta terça (28) da inauguração do Parque Solar Nova Olinda, maior usina solar em operação da América Latina.

Com quase um milhão de painéis fotovoltaicos instalados em 690 hectares, a usina tem capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano em meio ao semiárido piauiense.
Empregando cerca de 2 mil pessoas para sua construção, Nova Olinda contou com o apoio do Governo do Estado por meio de R$ 80 milhões em incentivos fiscais, num total de quase R$ 1 bilhão investido.

Em uma área equivalente a 700 campos de futebol, as placas fotovoltaicas de Nova Olinda possuem sistema de autoajuste informatizado, que acompanha a direção da radiação solar, captando assim mais energia.
O Presidente da Enel no Brasil, empresa responsável pela execução e gestão da usina, o empresário italiano Carlos Zorzoli, acredita que a conclusão da Nova Olinda marca a entrada definitiva da energia solar no mercado energético brasileiro. “Encontramos no Piauí as condições para implantar um projeto dessa magnitude.

A capacidade elétrica do parque solar pode abastecer 300 mil famílias. Toda a potência produzida no parque é transmitida de sua subestação própria para a subestação da Chesf em São João do Piauí, por onde é fornecida para o sistema nacional de distribuição elétrica.
Usina gera emprego e forma profissionais

Nascido em São João do Piauí, Valdir de Sousa foi um dos beneficiados diretamente pela obra. Logo com a chegada da empresa ele se inscreveu no seletivo para ingresso de funcionários, entrando no projeto de construção e descobrindo a grandiosidade da obra.

“Cresci profissionalmente. Antes trabalhava com administração, hoje sou um técnico em eletrotécnica, com formação dentro do projeto”, contou.

Fonte: Ambiente Energia