Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Agricultura com painéis solares pode aumentar a produtividade em mais de 60%

Agricultura com painéis solares pode aumentar a produtividade em mais

Em: 30/11/2017 às 13:48h por

Até agora, a área cultivada era designada para fotovoltaica ou fotossíntese, ou seja, para gerar eletricidade ou cultivar. Um projeto piloto agrofotovoltaico (APV) perto do Lago de Constança, no entanto, demonstrou que ambos os usos são compatíveis. O uso duplo da terra é eficiente em termos de recursos, reduz a concorrência pela terra e, adicionalmente, abre uma nova fonte de renda para os agricultores. Por um ano, o maior sistema APV na Alemanha está sendo testado na cooperativa agrícola Demeter Heggelbach.


No projeto de demonstração “Agrofotovoltaico – Uso de Terra Eficiente de Recursos” (APV-Resola) “liderado pelo Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar ISE, os módulos solares para produção de eletricidade estão instalados diretamente acima de culturas que cobrem uma área de um terceiro hectare. Agora, a primeira colheita solar de energia e produção foi coletada em ambos os níveis.
“O resultado do projeto do primeiro ano é um sucesso completo: o sistema agrofotovoltaico mostrou ser adequado para a prática e custa tanto como um pequeno sistema de telhado solar. A produção de culturas é suficientemente alta e pode ser vendida de forma rentável no mercado “, explica Stephan Schindele, gerente de projetos de agrofotovoltaica do Fraunhofer ISE.


“A agrofotovoltaica (APV) tem potencial para abrir novos espaços que são urgentemente necessários para a expansão do PV na Alemanha. Ao mesmo tempo, a APV pode mitigar os interesses conflitantes entre a agricultura e os sistemas fotovoltaicos de espaço aberto para terras viáveis. Antes da disponibilidade do mercado, no entanto, outros setores e sistemas de tamanho diferente ainda precisam ser testados. Além disso, a integração técnica deve ser avançada, por exemplo, a implementação do armazenamento”, observa o Prof. Hans-Martin Henning, Diretor do Instituto do Fraunhofer ISE.


O trigo de inverno, as batatas, o celeríaco e o trevo foram as primeiras culturas a serem testadas. A orientação sudoeste e a distância extra entre as linhas de cinco metros de altura dos módulos fotovoltaicos de vidro vidro bifacial garantiram que as culturas estavam expostas à radiação solar uniforme.


Fonte: Ambiente Energia