Alemanha conclui turbina eólica mais alta do mundo

Em: 27/11/2017 às 13:34h por

A maior turbina eólica do mundo foi concluída pela empresa alemã Max Bögl Wind AG, especializada em construir algumas das turbinas mais altas do mundo, na cidade de em Gaildorf. A Alemanha é a terceira do mundo (atrás da China e dos Estados Unidos) para a energia eólica adicionada a cada ano.
No tamanho, o “hub” da turbina é de 178 m (584 pés) de altura e a altura total da torre – nas pontas das lâminas elevadas para cima – é de 246,5 m (809 pés). Para cada metro adicionado em altura, a produção anual de energia é aumentada em 0,5 a 1% devido à menor turbulência e a ventos mais fortes e mais consistentes. Isso leva a menos interrupções na geração.

A turbina mais alta faz parte de um grupo de quatro unidades com alturas que variam de 155-178 m (508-584 pés). No topo de cada torre, um gerador GE 3.4-137 3.4MW, que os desenvolvedores acreditam, terá uma média de cerca de 10.500MWh / ano – um fator de capacidade aproximada de 34,4 por cento. Uma média doméstica dos EUA usa cerca de 10MWh / ano. As turbinas fazem parte de um projeto de “bateria de água” que custou 70 milhões de euros (US $ 81 milhões) com uma receita esperada de € 6,5 milhões (US $ 7,6) no primeiro ano de serviço.

Os fundamentos dos quatro geradores de turbinas eólicas mais poderosos serão usados como reservatório superior. Eles são conectados através de uma condução subterrânea a uma central hidrelétrica de bombeamento no vale que pode fornecer até 16 megawatts no poder. A capacidade de armazenamento elétrico da usina é projetada para um total de 70 megawatts-hora

O aspecto da bateria de água do projeto é o que proporciona a essas turbinas altura extra. As torres de água de 40 m (131 pés) de altura estão incluídas na construção das turbinas e são reservatórios de altitude mais altos que fazem parte de uma central hidrelétrica de armazenamento de bombas localizada a 200 metros abaixo das turbinas. A energia eólica forçará a água contra a gravidade a armazená-la nos reservatórios.

Fonte: Ambiente Energia