Dez empresas do setor elétrico farão parte do ISE em 2018

Em: 24/11/2017 às 08:31h por

A B3 divulgou nesta quinta-feira, 23 de novembro, a décima terceira carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial que vai vigorar de 8 de janeiro de 2018 a 4 de janeiro de 2019. Do setor elétrico, estarão na lista AES Tietê, CPFL, Engie, Celesc, Light, Cemig, EDP, Copel, AES Eletropaulo e Weg. A nova carteira do índice, cujo parceiro técnico desde sua criação é o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, reúne 33 ações de 30 empresas. O ISE representa 12 setores e soma R$ 1,28 trilhão em valor de mercado. Esse montante equivale a 41,47% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3, com base no fechamento do último dia 21 de novembro. Da listagem anterior, a Eletrobras foi a única empresa do setor que não continuou no ISE. Questionada, a estatal disse que “foi informada hoje sobre sua exclusão no índice, mas não teve acesso à análise de desempenho que só será disponibilizada pelo ISE Bovespa em dezembro. Até lá, não será possível para a companhia se manifestar”.

Desde a sua criação, em 2005, o ISE apresentou rentabilidade de +185,01% contra +113,72% do Ibovespa. No mesmo período, o ISE teve ainda menor volatilidade: 24,67% em relação a 27,46% do Ibovespa. Na carteira de 2018, 98% das companhias procuram incorporar aspectos de sustentabilidade nas metas de desempenho de seus empregados. No ano anterior o valor era de 95%. Outro aspecto observado é que 85% das companhias realizam ações de premiação e reconhecimento relacionadas a desempenho em sustentabilidade, contra 73% em 2017.

Outro dado apresentado pela B3 é que nos últimos três anos, 92% das companhias realizaram estudos sobre suas vulnerabilidades frente à mudança do clima e potenciais impactos sobre o seu negócio, frente a um número de 71% em 2017.

Fonte: Canal Energia