Eletrobras-AL vai investir R$ 74 milhões em pacote de obras este ano

Em: 07/03/2014 às 12:53h por Canal Energia

A Eletrobras Distribuição Alagoas vai investir R$ 74 milhões na expansão da distribuidora. De acordo com Vladimir de Abreu, diretor de operações da empresa, cerca de R$ 36 milhões estão reservados para a média e baixa tensão e R$ 38 milhões para obras estruturantes, mais significativas. O foco da distribuidora nordestina é a melhoria na qualidade da energia.

Abreu elege como investimento principal um pacote chamado de emergencial, que consiste na construção de uma linha de 80 quilômetros de extensão em 69kV que vai de Belmiro Gouveia até Olho d'Água da Flores, no Alto sertão. Segundo ele, essa obra é mais importante do estado. Além de melhorar a qualidade da energia para a bacia leiteira do médio sertão, consegue sozinha diminuir os índices de perdas da distribuidora em 1%. "Obtemos a licença de instalação dela na última semana, já vai começar", comenta. Há ainda a linha de Olho d'Água para Santana do Ipanema. Uma outra obra que começa este ano, porém não está contratada, é a de uma linha que vai alcançar um novo ponto de suprimento da Chesf em Maceió.

Segundo o executivo, mais três subestações devem ser construídas esse ano. Uma no agreste, em Jirau do Ponciano, para atender a região entre Arapiraca e o Rio São Francisco; e outras duas no litoral do estado: em Barra de São Miguel e em Paripueira. Segundo o executivo, as obras devem começar ainda esse semestre, dependendo apenas de licenças ambientais para começar. A automatização de subestações também vai estar na agenda da distribuidora em 2014. As SEs de Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos serão automatizadas, restando apenas três para que no final de 2015 todas as do estado já estejam automatizadas.

Finalizando a primeira etapa do processo de implantação de telemedição no grupo A, Abreu conta que mais de 300 conjuntos já foram instalados. "Temos um financiamento do Banco Mundial para ampliar esse número atingindo todo o grupo A e parcialmente os consumidores do grupo B que consomem mais de 500 kW". Além do investimento próprio, ele conta que a Eletrobras Distribuição Alagoas tem um financiamento junto ao Banco Mundial para instalação de equipamentos como religadores, que serão 396, além de mais 80 bancos de reguladores de tensão e 90 bancos de capacitores. "Vai ser uma ampliação significativa que vai impactar na qualidade de energia", avisa.