Eletrobras prevê R$ 1,1 bi com privatizações

Em: 19/10/2017 às 10:43h por

A Eletrobras prevê elevar em R$ 1,1 bilhão sua geração de caixa (Ebitda) caso conclua a venda de suas seis distribuidoras de eletricidade localizadas no Norte e no Nordeste, que são fortemente deficitárias, disse ontem o presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr.

No final de agosto, o governo Federal divulgou um plano de privatização integral da Eletrobras, porém a intenção seria fechar, inicialmente, as vendas das distribuidoras. Isso poderia ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano.

A estatal deve divulgar nos próximos dias as condições de venda das seis distribuidoras.
Ferreira Jr ressaltou que o movimento é importante também pela possibilidade de redução da alavancagem. Segundo ele, que assumiu a presidência da companhia em julho do ano passado, a Eletrobras deverá fechar 2017 com uma relação entre dívida líquida e a geração de caixa gerencial de 3,3 vezes, ante 4,7 vezes do final de junho.

Para 2018, se a empresa conseguir vender as distribuidoras e outros ativos, como fatias minoritárias em usinas e linhas de transmissão, a alavancagem da estatal "com certeza" irá cair para abaixo de 3 vezes, completou. Segundo apresentação feita pelo executivo, a Eletrobras pode fechar 2018 com uma relação entre dívida líquida e geração de caixa de 2,4 vezes.

O executivo também destacou que a companhia pode ganhar eficiência, com a privatização, seguindo como uma das maiores empresas de energia no mundo.

Fonte: DCI