Mato Grosso tem 2º maior consumo de energia no Centro-Oeste

Em: 04/04/2012 às 11:30h por Repórter news

Um recente levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontou que Mato Grosso tem o segundo maior consumo de energia elétrica da região Centro-Oeste, que tem ganhado destaque no consumo nacional. Conforme os dados, a participação é de 22%, ficando atrás apenas de Goiás (42%).Os consumos industriais e residenciais são os principais. Segundo a EPE, pelo menos 3/5 do consumo estadual ocorrem por indústrias (principalmente de produtos alimentícios) e residências, cabendo a 1/5 à classe comercial e igual parcela ao consumo de outras classes.

O levantamento destaca também que, enquanto o número de unidades residenciais tem crescido em média 3,2% ao ano no país e, 3,8% na referida região, Mato Grosso expandiu aproximadamente 4,6%, tornando-se destaque na participação junto com consumo industrial.

Em Goiás, o consumo prevalece em todas as classes, mas com peso maior para a industrial. A participação do Distrito Federal é de 21% (maior parcela para classe comercial) e, em Mato Grosso do Sul, 15% (foco para o setor comercial).

Conforme o estudo, em fevereiro, a região Centro-Oeste registrou taxa de crescimento de 11,2% no consumo, o que equivale a um acréscimo de 243 gigawatts-hora (GWh)(diferença entre 2.181 no ano passado e 2.424 neste). Em doze meses, a alta chega a 9,2%. O consumo industrial foi o principal fator, já que ampliou 23% no mês (679 GWh).

No país, a alta foi de 4,1% no consumo de energia elétrica no país, alcançando 36.974 gigawatts-hora. Além do Centro-Oeste, a pesquisa destaca que as regiões Norte e Nordestes também ajudaram a "puxar" este percentual.