BNDES libera R$ 17,9 bilhões para infraestrutura em 2017

Em: 18/10/2017 às 10:19h por

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desembolsou um total de R$ 49,97 bilhões em recursos entre janeiro e setembro deste ano, resultado 20% menor quando comparado com o mesmo período de 2016. As aprovações somaram R$ 50,2 bilhões, queda de 12% no mesmo período de comparação. As consultas totalizaram R$ 74,9 bilhões (-12%) e os enquadramentos R$ 66,5 bilhões (-9%). Os dados com o desempenho do banco nos primeiros nove meses do ano foram divulgados nesta terça-feira, 17 de outubro.
Enquanto as consultas revelam a procura do mercado por financiamento do BNDES, as aprovações e os desembolsos mostram o volume de recursos que o banco ou já liberou, ou deverá liberar em breve.

Segundo o relatório, as consultas do setor de infraestrutura somaram R$ 28,4 bilhões (-12%). O banco aprovou no período R$ 19,8 bilhões (+37%) e desembolsou R$ 17,9 bilhões entre janeiro e setembro, montante igual ao verificado nos primeiros nove meses de 2016.

As consultas do segmento de energia elétrica somaram R$ 17,1 bilhões (+22%). Destaque para as aprovações, que chegaram a R$ 12,1 bilhões, aumento de 189% na comparação dos períodos. O BNDES liberou R$ 9,29 bilhões para o setor elétrico neste ano, aumento de 47% na comparação com 2016.

Fonte: Canal Energia