Termelétrica a gás volta ao debate

Em: 16/10/2017 às 09:20h por

img

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) definirá uma nova data para a audiência pública que vai discutir os impactos ambientais da instalação de uma usina termelétrica movida a gás natural em Peruíbe (SP).
A Justiça suspendeu a audiência pública que seria realizada no último dia 28. O Ministério Público Estadual pediu o adiamento da última de uma série de três audiências, alegando que o prédio onde seria realizado o encontro não tem alvará do Corpo de Bombeiros. A nova data ainda não foi marcada.

Ambientalistas mobilizaram parte da população contra o projeto, enquanto outra parte defende a geração de empregos. Houve passeatas e manifestações na cidade contra e a favor do empreendimento. As audiências públicas fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
No início de agosto, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do MPE abriu investigação para apurar se o processo de licenciamento segue os trâmites legais. O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar possíveis impactos do empreendimento.

O projeto Verde Atlântico Energias, da empresa Gastrading, prevê a construção de uma usina termelétrica e um terminal de gás natural liquefeito para gerar eletricidade e fornecer gás natural à região da Baixada Santista.
O projeto, com investimento de R$ 5,7 bilhões, terá capacidade de geração de até 1,7 gigawatts de energia elétrica e potencial para atender 1,7 milhão de moradores da região.

Fonte: DCI