Liquidação do mercado de energia em agosto cobra R$ 6,8 bi, mas arrecada R$ 2,5 bi

Liquidação do mercado de energia em agosto cobra R$ 6,8 bi, mas arreca

Em: 10/10/2017 às 14:01h por

A liquidação financeira das operações do mercado de curto prazo de energia referentes a agosto, concluída nesta terça-feira, arrecadou apenas 2,54 bilhões de reais, dentre 6,82 bilhões de reais em cobranças efetuadas junto aos agentes do setor, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A operação, que promove pagamentos e recebimentos entre as empresas que atuam no mercado de eletricidade, tem registrado elevados valores em aberto desde meados de 2015, em meio a uma longa guerra judicial de um grupo de empresas para evitar perdas com uma menor geração hidrelétrica devido à falta de água nos reservatórios.

Nas operações de agosto, cerca de 3,72 bilhões de reais não foram pagos devido a liminares obtidas pelas empresas que as desobrigam de quitar débitos na liquidação.
Outros 560 milhões de reais representam inadimplência de agentes do mercado por outros motivos, disse a CCEE, sem especificar.

A CCEE disse, em nota, que "permanece aberta ao diálogo com os agentes e instituições do setor para encontrar uma solução de consenso para a judicialização no mercado".
Atualmente, o governo federal tem falado em promover um acordo para acabar com a disputa judicial nas liquidações realizadas pela CCEE, o que aconteceria por meio de regras a serem estabelecidas em uma medida provisória que deve ser publicada ainda neste mês.

Na liquidação financeira do mercado de curto prazo de eletricidade de julho, concluída em setembro, a CCEE arrecadou apenas 1,48 bilhão de reais, de 4,43 bilhões em cobranças.

Fonte: Reuters