Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Anuário energético mostra ranking do consumo de energia em cidades de São Paulo

Anuário energético mostra ranking do consumo de energia em cidades de

Em: 09/10/2017 às 13:56h por

O Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo no ano de 2016, divulgado pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os 645 municípios do Estado de São Paulo foram responsáveis pelo consumo de 42 bilhões de toneladas de óleo equivalente (toe).
A capital paulista lidera o ranking de consumo dos diversos tipos de energia respondendo por 19,6% do Estado, seguida por Guarulhos com 6,5% e Campinas com 2,8%. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, energia elétrica e etanol.

“A crise econômica derrubou em 4,8% o consumo de energia no Estado de São Paulo em comparação com o ano anterior. Esse foi o segundo ano consecutivo com diminuição no uso de eletricidade e combustíveis, mas em 2017 a estimativa é que tenhamos uma leve retomada com a volta da atividade industrial”, explica secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 127 terawatts/hora (TWh), sendo 46 TWh para as indústrias, 38 TWh para as residências e 28 TWh para o setor comercial. Outro destaque foi o consumo de gás natural no período, que atingiu 5 bilhões de metros cúbicos.
Os combustíveis automotivos mais consumidos no Estado em 2016 foram o óleo diesel com 12 bilhões de litros, a gasolina com 10 bilhões de litros e etanol com 8,4 bilhões de litros.

Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo.

Regiões

A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2016, consumindo 39,4% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,3%), Sorocaba (7,4%), São José dos Campos (6,2%), São José do Rio Preto (4,2%), Santos (3,5%), Ribeirão Preto (3,2%), Central (2,5%), Bauru e Marília (2,4%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,8%), Franca (1,5%), Itapeva (1,3%), Barretos (1,2%) e Registro (0,9%).

Sobre o Anuário

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2016 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

Fonte: Ambiente Energia