BNEF mostra avanço mundial da energia limpa

Em: 09/10/2017 às 13:55h por

Sete projetos eólicos gigantes, cada um custando entre US$ 600 milhões e US$ 4,5 bilhões, e espalhados entre os EUA, México, Reino Unido, Alemanha, China e Austrália, ajudaram o investimento global em energia limpa a saltar 40% no terceiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os mais recentes números oficiais do banco de dados da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), sobre negócios e projetos, mostram que o mundo investiu US$ 66,9 bilhões em energia limpa no 3º trimestre de 2017, um aumento em relação aos US$ 64,9 bilhões no segundo trimestre deste ano e US$ 47,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016.

Os números para o trimestre de julho a setembro significam que o investimento em 2017, até agora, está 2% acima em relação ao mesmo período do ano passado, sugerindo que o total anual provavelmente terminará próximo ou um pouco acima do valor de 2016, de US$ 287,5 bilhões. No entanto, parece altamente improvável que o recorde de US$ 348,5 bilhões alcançado em 2015 seja batido este ano.
Um destaque do terceiro trimestre de 2017 foi o megaprojeto eólico da American Electric Power que investiu US$ 4,5 bilhões no Wind Catcher, de 2GW, da Invenergy, na região conhecida como Panhandle, em Oklahoma. Com conclusão prevista até 2020, o projeto terá 800 turbinas, conectadas a centros populacionais por meio de uma linha de alta tensão de 350 milhas. A AEP ainda precisa garantir algumas aprovações regulatórias, mas a construção já foi iniciada e a BNEF está tratando o projeto como financiado.

Amy Grace, chefe da pesquisa para América do Norte da BNEF, disse: “O Wind Catcher é um exemplo de um serviço público regulamentado em uma área “rica” em vento dos EUA, aproveitando os créditos fiscais federais para construir um projeto que vai produzir eletricidade abaixo do custo de suas plantas de geração de carvão e gás existentes”.

As outras operações de financiamento de ativos do trimestre foram a decisão da Dong Energy de prosseguir com o parque eólico Hornsea 2 de 1.4GW, no Mar do Norte do Reino Unido, em um valor estimado de US$ 3 bilhões até o período em que for concluído em 2022-2023 e o financiamento da Northland Power da matriz Deutsche Bucht de 252MW em águas alemãs, estimado em US$ 1,6 bilhão.

Na seguida estão dois parques eólicos chineses offshore (Guohua Dongtai e Zhoushan Putuo) que totalizaram 552MW e cerca de US$ 2,1 bilhões, o parque eólico Zuma Reynosa III no México, com 424MW e US$ 657 milhões, e o projeto eólico on-shore Coopers Gap, de 450MW, em Queensland, na Austrália, avaliado em US$ 631 milhões. O maior financiamento de projeto solar foi estimado em US$ 460 milhões para o parque fotovoltaico de 381 MW, o California Flats PV, da First Solar, nos Estados Unidos.

Ao analisar detalhadamente os índices para o 3º trimestre de 2017 por tipo de investimento, o financiamento de ativos de projetos de energia renovável em escala de serviços públicos, como os citados anteriormente, aumentou 72% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, atingindo US$ 54,3 bilhões. O investimento em projetos de pequena escala (sistemas solares de menos de 1MW) chegou a US$10,8 bilhões no último trimestre, um aumento de 9%.

Fonte: Paranoá Energia