Gamesa e Santander firmam acordo para 500MW de energia eólica

Em: 06/03/2014 às 13:17h por Jornal da Energia

A Gamesa e o Santander firmaram acordo para desenvolver projetos de energia eólica no México, somando uma capacidade instalada total de 500MW. Os projetos serão desenvolvidors nos próximos três anos no Estado de Oaxaca, uma das regiões de maior potencial do país.

Conforme o contrato, a fabricante espanhola cuidará do desenvolvimento e construção dos parques, assim como do fornecimento e instalação de todos os aerogeradores do projeto.

Os projetos serão desenvolvidos sob o regime de autossuficiência, e no âmbito da Temporada Abierta II, programa liderado e coordenado pela Comissão Reguladora de Energia Mexicana (CRE) e pela Comissão Federal de Eletricidade (CFE).

Segundo a fabricante, com este acordo, as empresas se posicionam como grupo investidor privado mais importante do setor eólico mexicano. No país, a Gamesa possui a instalação de mais de 1.000MW de energia eólica, além de 800MW de serviços de operação e manutenção. Como desenvolvedora, a empresa construiu 244MW e conta com uma carteira de 550MW.