Casa em São José gera própria energia e pode ter conta de luz zerada

Em: 06/03/2014 às 13:16h por G1

Quem vê a fachada moderna da casa no Jardim Urbanova, na zona oeste de São José dos Campos (SP), não imagina que além do estilo inovador ela tem outro destaque: é o primeiro imóvel da região a gerar sua própria energia. Ao todo, apenas 81 imóveis em todo o Brasil contam com o sistema de microgeração de energia, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda em fase de acabamento, a casa deve ser ocupada na segunda quinzena desse mês  pelo engenheiro civil Daniel Secches, de 38 anos. A energia é gerada por painéis solares e se o local consumir o equivalente ao que produzir, a conta não é cobrada pela distribuidora. O controle é feito por um relógio bidirecional, implantado no local pela EDP Bandeirante no dia 26 de fevereiro.

No total, Secches investiu cerca de R$ 25 mil somente na instalação das placas fotovoltaicas - que fazem a captação de energia solar. Para implantação do sistema, ele procurou uma empresa especializada em projetos de geração de energia e, em seguida, a Bandeirante. "Para ligação [do sistema] existe um processo junto a concessionária que leva aproximadamente 45 dias e envolve a aprovação do projeto, vistoria da instalação e finalmente a troca do medidor.  Mas tudo ocorreu sem muita burocracia", explicou Secches.

O modelo é pioneiro em toda a rede de operação da EDP Bandeirante, distribuidora de energia em 28 municípios do estado de São Paulo - destes, 19 no Vale do Paraíba.  “Espero ter um retorno financeiro daqui oito a dez anos. O sistema tem vida útil de até 30 anos e já foi dimensionado para equilibrar o que eu consumo e o que produzo”, afirmou o proprietário.

Ao todo, sete painéis solares fixados no teto do imóvel produzem a energia, que é medida de forma diferenciada pela distribuidora. “Toda a energia que eu não estou consumindo, poderá ser consumida pelo meu vizinho”, ressalta. Se a casa produzir menos do que consumir, o morador pode ter descontos equivalentes na conta de luz.

Segundo o engenheiro, a construção do imóvel também foi feita de forma sustentável e teve reaproveitamento de resíduos e água. Com dois andares, cozinha e sala integrados,  três suítes, o imóvel está em uma área de 370 m² e, segundo o engenheiro, é avaliado em R$ 1,4 milhão. Os gastos totais com a construção da casa chegaram a R$ 700 mil.

Sistema
A instalação do sistema de medição bidirecional é pouco utilizado no país e ainda está sendo avaliado pela EDP Bandeirante. A situação foi regulamentada pela Aneel em abril de 2012 e estabelece que quem gerar energia em casa pode compartilhar o excedente com a rede pública e ter abatimentos na conta.

“É o primeiro caso que temos e estamos vendo como a Secretaria da Fazenda avalia em termos de [pagamento] impostos”, afirmou o relações institucionais da EDP, Marcos Scarpo. De acordo com ele, a microgeração de energia pode contribuir principalmente em picos de consumo em todo país. “No momento do horário de ponta, o sistema está fora da nossa rede e pode contribuir para postergar investimentos”, analisa.