Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Governo decide manter horário de verão

Governo decide manter horário de verão

Em: 26/09/2017 às 13:47h por

Embora não proporcione mais economia de energia como no passado, principal motivo de sua aplicação, o horário de verão vai ser mantido este ano. Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a enquete que seria feita para ouvir a opinião da população sobre essa política pública ficará para depois.
Neste ano, o horário de verão vai começar no dia 15 de outubro, quando os relógios das regiões Sul, Sudeste e CentroOeste devem ser adiantados em uma hora. Ele termina no dia 17 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Segundo Coelho Filho, o governo avaliou que não haveria tempo hábil para fazer uma consulta à população sobre o assunto para tomar uma decisão válida para este ano. A enquete, no entanto, será realizada, mas com mais tempo para que a população possa opinar e para que o governo possa deliberar sobre a questão.
“Queremos fazer uma consulta à população com mais tempo, como a Casa Civil já anunciou”, disse o ministro ao Estadão/Broadcast. “Ficou apertado. Vamos fazer esse levanta- mento e, dependendo de como for a reação, avaliamos isso mais para frente.”

Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontam que o horário de verão não proporciona economia de energia, conforme adiantou o Estadão / Broadcast em junho.

“Tendo em vista as mudanças no perfil e na composição da carga que vêm sendo observadas nos últimos anos, os resultados dos estudos convergiram para a constatação de que a adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”, informou o MME.

Fonte: O Estado de S. Paulo