Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Produção de eletricidade por biomassa aumentará com inauguração de subestação da CPFL

Produção de eletricidade por biomassa aumentará com inauguração de sub

Em: 26/09/2017 às 13:47h por

Foi inaugurada no dia 14 de setembro, a subestação (SE) Morro Agudo, no município de mesmo nome na região nordeste do Estado. O empreendimento faz parte do programa da Secretaria de Energia e Mineração chamado “São Paulo na Rede Elétrica”, que beneficiará a exportação de energia elétrica das usinas sucroenergética a biomassa das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo mapeou as 201 usinas existentes no Estado e identificou a sua produção, consumo e exportação de energia excedente para a rede elétrica. Entre as 201 usinas, 33 delas já produzem energia estando localizadas a uma distância de 100 quilômetros do município de Morro Agudo.
Ao todo, as 33 usinas têm potência instalada de 1.727 megavolt ampere (MVA), potência exportada de 765 megawatts (MW) e consumo próprio de 735 MW. Considerando o excedente de energia que essas 33 usinas conseguem produzir na região de Morro Agudo, existe a possibilidade de aumentar o fornecimento para a rede em 227 MW, o que significa o consumo anual de uma cidade como Ribeirão Preto, que possuiu 600 mil habitantes.

Fonte: Ambiente Energia