AES Tietê compra complexo solar do Grupo Cobra

Em: 26/09/2017 às 13:46h por

A AES Tietê celebrou um acordo para ficar com o complexo Bauru Solar, do espanhol Grupo Cobra, que tem 180 megawatts-pico (MWp) de potência, por até R$ 650 milhões. O projeto, que está em fase avançada de construção, deve entrar em operação até maio do ano que vem.

A aquisição vai contribuir com a estratégia de crescimento da AES Tietê, que tem como objetivo compor 50% de seu Ebitda com fontes não hidráulicas até 2020. Além disso, a localização do complexo solar no estado de São Paulo deixará a companhia mais próxima de cumprir a obrigação de expansão da geração no estado, disse ao Valor o presidente da empresa, Ítalo Freitas.

Quando a AES adquiriu a Cesp Tietê do governo de São Paulo, há quase 20 anos, assumiu também a obrigação de expandir seu parque gerador em São Paulo em cerca de 400 MW. Segundo Freitas, considerando este complexo solar, o parque Boa Hora - que está em processo de transferência da licença para o estado e deve ocupar a área próxima da hidrelétrica de Água Vermelha -, e outras pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), faltará apenas cerca de 100 MW em expansão.

O prazo original para o cumprimento da expansão era até 2007, mas a companhia tem negociado com o governo paulista desde então uma prorrogação. "Já tem um tempo que precisamos concluir isso. O governo de São Paulo está muito aberto e vendo todo o investimento que estamos fazendo. Esse projeto mostra que temos toda a vontade de cumprir a obrigação", disse Freitas.

A AES Tietê está preparada para participar dos dois leilões de energia nova previstos para dezembro, do tipo A-4 e A-6. Segundo o executivo, a prioridade é contratar novos projetos de energia solar em São Paulo. A companhia tem a possibilidade de expandir o complexo Bauru Solar, além de ter outros 90 MW em Água Vermelha, adicionais aos 91 MW do contrato do parque solar Boa Hora.
Depois de concluir a obrigação da expansão, a Tietê vai aumentar os esforços para diversificar as fontes de energia, voltando a olhar projetos de energia eólica.

Quanto ao complexo Bauru Solar, localizado em Guaimbê, interior de São Paulo, o acordo prevê a aquisição em duas etapas. Na primeira, a AES Tietê vai investir até R$ 470 milhões em debêntures a serem emitidas entre setembro de 2017 e março de 2018, por cinco sociedades de propósito específico (SPEs) subsidiárias do Grupo Cobra.

Fonte: Valor Econômico