Desempenho da Finame assegura lucro de R$8,15 bilhões do BNDES

Em: 05/03/2014 às 12:37h por Jornal da Energia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou um lucro líquido de R$ 8,150 bilhões no exercício de 2013, valor semelhante ao do exercício anterior, quando o Banco obteve lucro líquido de R$ 8,126 bilhões. Segundo o banco, o bom resultado foi assegurado por uma significativa melhora no desempenho da Finame, que compensou oscilações dos resultados das operações próprias do BNDES e da BNDESPAR.

Com efeito, a Finame contribuiu com R$1,538 bilhão do resultado de 2013, um aumento de R$710 milhões em relação ao de 2012. A principal razão para este aumento foi a provisão para risco de crédito, que totalizou uma receita de R$ 761 milhões ante R$ 45 milhões em 2012.

Os resultados do balanço do ano passado também mostram melhora em outros indicadores relevantes, com destaque para a redução do nível de inadimplência, que atingiu a mais baixa taxa histórica do Banco, e para a melhora na provisão para risco de crédito.

O desempenho expressivo do Sistema BNDES se mantém, a exemplo dos outros anos, em meio a um processo de redução de spreads cobrados pelo BNDES, em linha com o esforço do governo federal de estimular o investimento produtivo, e num momento desfavorável do mercado de capitais.

As operações próprias do BNDES contribuíram com R$ 4,894 bilhões (60,1%) deste resultado, ante R$ 5,393 bilhões no exercício de 2012, devido ao menor resultado de intermediação financeira, em função da queda dos spreads cobrados pelo banco.

Apesar do momento desfavorável do mercado de capitais, as operações de renda variável também contribuíram para o lucro do exercício. A contribuição da BNDESPAR foi R$ 1,712 bilhão, ligeiramente inferior ao número de 2012 (R$ 1,910 bilhão). Um dos fatores que explicam esta redução é o menor volume de desinvestimentos, dado o momento de baixas cotações.

A inadimplência do Sistema BNDES caiu, atingindo o percentual de 0,01% em 31 de dezembro de 2013, sua menor taxa histórica. Em setembro de 2013, a inadimplência do BNDES estava em 0,02% e em 31 de dezembro de 2012, em 0,06%.

A baixa inadimplência reflete a boa gestão, a qualidade da carteira de crédito e repasses e a consistência das políticas operacionais do BNDES. A título de comparação, a taxa de inadimplência média do Sistema Financeiro Nacional (SFN) foi de 3% em 2013.

O baixo volume de renegociações realizadas pelo BNDES durante o exercício de 2013, que equivale a 1,2% da carteira em 31 de dezembro, é mais um indicador que confirma esta qualidade.