Consumo de energia elétrica cresce 4,9% em janeiro 2014

Em: 05/03/2014 às 12:37h por Jornal da Energia

O consumo nacional de energia elétrica atingiu 40.251 GWh em janeiro, montante 4,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. O consumo nacional foi puxado pelos segmentos residencial (+7,9%) e comercial (+7,6%). Os dados são da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgada nesta sexta-feira (28/2).

Segundo a EPE, a ocorrência de altas temperaturas, que intensificou a utilização de aparelhos de climatização, impulsionou o consumo de energia elétrica nas residências, e também no setor de comércio e serviços, que atingiu patamar recorde, sobretudo no Sul do pais.

As vendas de aparelhos acumuladas de 2010 até 2013 já somam mais do que o total vendido na primeira década dos anos 2000. Destaca-se também, como efeito das altas temperaturas, o crescimento do consumo nas áreas rurais (+10,7%), refletindo o aumento do uso de irrigação, principalmente no Sul.

O consumo industrial avançou 0,9% ante janeiro de 2013, ainda impactado negativamente pela fraca atividade de alguns segmentos do setor de metalurgia, mas ajudado pelo desempenho da indústria no Sul do país.