Consumo de energia sobe 4,9% em janeiro, aponta EPE

Em: 28/02/2014 às 13:10h por Valor

O consumo de energia elétrica no Brasil em janeiro foi de 40.251 gigawatts-hora (GWh). De acordo com resenha mensal divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o volume é 4,9% superior em relação a igual período do ano passado.

“A ocorrência de altas temperaturas, que intensificou a utilização de aparelhos de climatização, impulsionou sobremaneira o consumo de energia elétrica nas residências, e também no setor de comércio e serviços, que atingiu patamar recorde, sobretudo no Sul do país”, informou a EPE no documento.

Segundo a estatal de estudos energéticos, o consumo de energia elétrica do setor residencial em janeiro alcançou 11.777 GWh, com alta de 7,9% em relação a igual período de 2013. Na mesma comparação, o consumo de energia do setor comercial cresceu 7,6%, totalizando 14.497 GWh.

A EPE atentou ainda para o aumento de 10,7% do consumo de energia nas áreas rurais, na mesma comparação, “refletindo o aumento do uso de irrigação, principalmente no Sul”.

De acordo com a EPE, o consumo industrial de energia em janeiro foi de 14.497 GWh, volume 0,9% maior que o apurado no mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em janeiro, o consumo de energia do setor registra 184.728 GWh, com alta de 0,8% em relação a igual período anterior.