CCEE: PLD cai 3%, fixado em R$ 505,61/MWh

Em: 21/08/2017 às 13:52h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informa que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período entre 19 e 25 de agosto caiu 3% ao passar de R$ 521,83/MWh para R$ 505,61/MWh no Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. O preço permanece equalizado em todos os submercados, uma vez que os limites de intercâmbio entre eles não foram atingidos em nenhum patamar de carga.
A previsão de afluências para o Sistema Interligado Nacional subiu de 67% para 68% da Média de Longo Termo – MLT, fator decisivo para a redução do PLD, sobretudo no Sudeste, onde as ENAs esperadas passaram de 79% para 82% da média histórica. No Sul (56%) e no Nordeste (33%), a previsão da semana passada se manteve, enquanto no Norte foi reduzida de 63% para 61% da MLT.

Já a expectativa de carga para a próxima semana está 460 MWmédios mais baixa e também impacta na queda do PLD. A redução é esperada no Sul (-90 MWmédios), no Nordeste (-125 MWmédios) e, principalmente no Sudeste (-305 MWMédios). No Norte, a expectativa é de que a carga fique 60 MWmédios mais alta.

Os níveis dos reservatórios do Sistema estão cerca de 180 MWmédios mais baixos frente à previsão da semana anterior com reduções no Sudeste (-205 MWmédios) e no Sul (-160 MWmédios). Houve elevação dos níveis no Nordeste (+105 MWmédios) e no Norte (+80 MWmédios).

O fator de ajuste do MRE esperado para agosto foi revisto de 62,6% para 61,7%. A previsão de Encargos de Serviços do Sistema – ESS para o período é de R$ 13,3 milhões, valor integralmente relacionado à restrição operativa.

Fonte: Setor Energético