CCEE: consumo de energia cai 1,4% em agosto

Em: 18/08/2017 às 09:41h por

Os dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 15 de agosto indicam retração de 1,4% no consumo e de 1% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise indica o consumo de 58.081 MW médios no Sistema Interligado Nacional – SIN, queda de 1,4% frente ao montante registrado no mesmo período do ano passado. O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, teve queda de 4,9%, número impactado pela migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Haveria um pequeno aumento de 0,3%, caso esse movimento fosse desconsiderado.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 8% no consumo, número que também inclui na análise os novos consumidores vindos do mercado cativo (ACR). Excluindo esse impacto da migração, o ACL teria queda de 5,5% no consumo.

A avaliação do consumo de energia por ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, aponta que os maiores índices de retração no período, excluindo a migração, pertencem aos segmentos de bebidas (-13,1%), minerais não metálicos (-11,9%) e metalurgia e produtos de metal (-8,1%). Os setores de saneamento (+5,8%) e de veículos (+5,7%), por sua vez, registraram incremento no consumo dentro do mesmo cenário de migração.
Na primeira quinzena de agosto, a geração de energia no Sistema somou 60.439 MW médios, montante de energia 1% inferior ao gerado no ano passado, retração impactada pela queda de 13,9% na produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas. Foi observado aumento na geração das usinas eólicas (+26,7%) e térmicas (+29,1%) no período.

Fonte: Setor Energético