Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Abraceel pede abertura maior em 2024

Abraceel pede abertura maior em 2024

Em: 16/08/2017 às 13:21h por

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) propõe a abertura integral do mercado de energia a partir de 2024. A sugestão está contida na contribuição que a instituição deverá entregar hoje ao Ministério de Minas e Energia (MME), no âmbito da consulta pública aberta para discutir a proposta de reforma do setor elétrico.
"Não vemos nenhum problema [em abrir totalmente o mercado de energia em 2024], lembrando que isso só ocorreria em sete anos", afirmou Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, ao Valor.

Hoje, apenas consumidores de energia com demanda superior a 500 quilowatts (kW) podem comprar energia no mercado livre. Os demais clientes ficam no mercado regulado, das distribuidoras.
A proposta do governo colocada em consulta pública prevê a abertura gradual do mercado livre até 2028, porém apenas para consumidores atendidos em alta tensão (em geral indústrias e estabelecimentos comerciais) e que possuam demanda superior a 75kW.

"Precisamos de uma abertura mais rápida do que a proposta pelo ministério. O próprio ministério reconhece que essa abertura é conservadora", diz Medeiros.

Fonte: Valor Econômico