Estudante cria aplicativo que realiza previsões de vento para energia eólica

Estudante cria aplicativo que realiza previsões de vento para energia

Em: 14/08/2017 às 13:51h por

O estudante de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará, Tomás Dahas, criou um aplicativo capaz de realizar previsões de curto prazo do vento no Ceará. O Prevento Forecast compila informações como velocidade, intensidade, potência e direção do vento em determinado espaço de tempo utilizando o histórico climático de uma localidade específica.

A ideia surgiu devido a grande demanda de projetos eólicos no Ceará. O estudante e inventor da novidade afirma que apesar da grande presença de parques eólicos no estado, a tendência é que mais empreendimentos sejam instalados, e com isso, a necessidade de manutenção cresça.

“A energia eólica não é de longa data no Brasil, mas já está num momento em que os aerogeradores mais antigos precisam ter manutenção regular. É nisso que o Prevento vai ajudar”, declarou Tomás.
O estudante ainda acredita que as informações compiladas pelo Prevento Forecast podem ser um diferencial para empresas administradoras de parques eólicos, já os dados podem fazer uma previsão da capacidade geradora de energia eólica no estado. O aplicativo já está disponível gratuitamente no Google Play, e, em breve, estará à disposição a versão para IOS.

Fonte: Ambiente Energia