Risco de déficit de energia em 2017 é igual a 0,1%

Em: 14/08/2017 às 13:50h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou, que risco de qualquer déficit de energia em 2017 é igual a 0,1% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste considerando a configuração do sistema de agosto de 2017.

Em julho, entraram em operação comercial 797,9 MW de capacidade instalada de geração, 67 km de linhas de transmissão e conexões de usinas na Rede Básica e 2.399 MVA de transformação na Rede Básica. Assim, a expansão do sistema no ano 2017, até o mês de julho, totalizou 3.708,5 MW de capacidade instalada de geração, 1.139,7 km de linhas de transmissão de Rede Básica e conexões de usinas e 8.039 MVA de transformação na Rede Básica. Destaque para a entrada em operação comercial da sexta unidade geradora da UHE Belo Monte, com 611 MW de capacidade instalada.

Veja a íntegra da Nota Informativa emitida pelo colegiado:

O CMSE esteve reunido nesta quinta-feira, 3 de agosto de 2017, com o objetivo de analisar as condições de suprimento eletroenergético em todo o território nacional, e divulga, de forma preliminar, os principais pontos tratados pelo colegiado:

Plano da Operação Elétrica – PEL 2017: O Operador Nacional do Sistema Nacional Elétrico – ONS apresentou a síntese dos resultados do PEL 2017, que avalia o desempenho dos sistemas elétricos do Sistema Interligado Nacional no horizonte de janeiro de 2018 a abril de 2019, tendo por referência os critérios e padrões estabelecidos nos Procedimentos de Rede. Os principais objetivos do estudo foram avaliar e identificar ações relacionadas: (i) à evolução da capacidade das interligações existentes; (ii) à geração térmica decorrente de restrições na transmissão e os impactos da geração eólica; e (iii) às obras prioritárias a serem implantadas ou necessárias no horizonte do estudo.

Condições Hidrometeorológicas e Energia Armazenada: O ONS informou que, com base na última reunião do Grupo de Trabalho MCTIC/MME sobre Previsão Meteorológica Estendida, a temperatura superficial do Oceano Pacífico Equatorial, na atualidade, indica uma situação de neutralidade, o que não deve interferir significativamente no regime pluviométrico nos próximos meses. As previsões recentes indicam com maior probabilidade a continuação de uma situação de neutralidade ao longo de 2017.

O ONS apresentou também que, em termos de Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados no mês de julho de 2017 os valores de 79% no Sudeste/Centro-Oeste, 38% no Sul, 31% no Nordeste e 60% no Norte, referenciados às respectivas médias de longo termo – MLT.

Ao final do mês de julho de 2017, foi verificada Energia Armazenada – EAR de 38,4%, 71,1%, 15,3% e 59,4% nos reservatórios equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, referenciados às respectivas EAR máximas. Os valores esperados de armazenamentos equivalentes ao final do mês de agosto são: 32,6% no Sudeste/Centro-Oeste, 60,5% no Sul, 11,5% no Nordeste e 50,0% no Norte.

Fonte: Ambiente Energia