Mercado Livre mostra flego, apesar de desconfiana com MP proposta pelo governo

Em: 09/08/2017 às 14:12h por

A retomada da indústria e a grande migração de empresas tem deixado a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) otimista, visto que esses dois fatores ajudaram o Ambiente de Comercialização Livre (ACL) a atingir o recorde histórico de 30% do total do consumo do Sistema Interligado Nacional nos primeiros seis meses deste ano.

Para o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, “Isso revela como o setor produtivo procura ansiosamente soluções para aumentar a sua competitividade diante da crise econômica”.

Apesar das expectativas positivas, agentes do mercado se preocupam que o texto da medida provisória proposta pelo governo, colocado em chamada pública, pode travar o crescimento do mercado livre de energia no Brasil se ficar no formato atual. Segundo a Abraceel, a Consulta Pública 33/17 do MME preconiza maior abertura de mercado, mas, na prática, reduz o mercado livre no curto prazo, com a promessa ampliá-lo nos próximos anos.

“Com abertura total do setor prevista para ser discutida somente em 2028, o governo adia por mais uma década a possibilidade de os consumidores brasileiros terem efetiva liberdade de escolha”, explica o presidente. “Ainda que admita como benefício a possibilidade de escolha do fornecedor de energia elétrica”, complementa.

Fonte: Ambiente Energia