Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Mercado Livre mostra fôlego, apesar de desconfiança com MP proposta pelo governo

Mercado Livre mostra fôlego, apesar de desconfiança com MP proposta pe

Em: 09/08/2017 às 14:12h por

A retomada da indústria e a grande migração de empresas tem deixado a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) otimista, visto que esses dois fatores ajudaram o Ambiente de Comercialização Livre (ACL) a atingir o recorde histórico de 30% do total do consumo do Sistema Interligado Nacional nos primeiros seis meses deste ano.

Para o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, “Isso revela como o setor produtivo procura ansiosamente soluções para aumentar a sua competitividade diante da crise econômica”.

Apesar das expectativas positivas, agentes do mercado se preocupam que o texto da medida provisória proposta pelo governo, colocado em chamada pública, pode travar o crescimento do mercado livre de energia no Brasil se ficar no formato atual. Segundo a Abraceel, a Consulta Pública 33/17 do MME preconiza maior abertura de mercado, mas, na prática, reduz o mercado livre no curto prazo, com a promessa ampliá-lo nos próximos anos.

“Com abertura total do setor prevista para ser discutida somente em 2028, o governo adia por mais uma década a possibilidade de os consumidores brasileiros terem efetiva liberdade de escolha”, explica o presidente. “Ainda que admita como benefício a possibilidade de escolha do fornecedor de energia elétrica”, complementa.

Fonte: Ambiente Energia