Mercado das distribuidoras mantém queda no 2º tri

Em: 07/08/2017 às 14:07h por

Enquanto a retomada da economia não chega, as distribuidoras continuam sofrendo os efeitos da redução da demanda por energia e do aumento da inadimplência. Até o momento, quatro distribuidoras divulgaram os resultados operacionais do segundo trimestre, todos indicando que o cenário de baixa demanda persistiu. Considerando apenas o mercado cativo, no qual consumidores compram a energia diretamente das concessionárias, houve queda média de 9,63% no consumo no segundo trimestre.
No mercado cativo, a principal razão da redução acentuada no consumo ainda é a migração de consumidores especiais para o mercado livre de energia.

A EDP Energias do Brasil, que teve queda de 10,68% no consumo de energia nos clientes cativos, destacou que, além da migração, o ritmo mais lento na atividade econômica e as temperaturas mais amenas também contribuíram para o resultado deste mercado.
No caso da Light, que teve queda de 10% no consumo cativo, a variação da temperatura e a crise econômica do Estado do Rio de Janeiro também foram determinantes.
Mesmo considerando o mercado "fio" das distribuidoras (consumo total incluindo os consumidores livres, uma vez que a energia transita pela rede da distribuidora), houve queda no trimestre, de 0,62%. Com exceção da Energisa, que tem um perfil de consumo diferenciado e teve alta de 2,64% no período, todas as outras companhias - localizadas no Sul e Sudeste - tiveram queda no consumo.

O cenário deve se repetir nas outras companhias que ainda divulgarão resultados neste trimestre. "As distribuidoras devem continuar sofrendo com os baixos volumes de energia vendida, devido à desaceleração da economia", disse o Itaú BBA em prévia dos resultados das empresas do setor.
A tendência para o ano é de que o cenário de menor demanda seja mantido.