CCEE: consumo de energia cai 2,2% em julho

Em: 04/08/2017 às 12:58h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de julho indicam retração de 2,2% no consumo e de 1,9% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
A análise indica 56.674 MW médios consumidos no Sistema Interligado Nacional – SIN, queda de 2,2% frente ao montante registrado no mesmo período do ano passado. O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, teve queda de 6,8%, número impactado pela migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Haveria diminuição de 1,1%, caso esse movimento fosse desconsiderado.
Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 10% no consumo, número que inclui os novos consumidores vindos do mercado cativo (ACR). Excluindo esse impacto da migração, o ACL teria queda de 4,8% no consumo.
A avaliação do consumo de energia por ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, aponta que os maiores índices de retração no período, excluindo a migração, pertencem aos segmentos de bebidas (-11,2%), minerais não metálicos (-8,5%) e transporte (-7,9%).
Fonte: Setor Energético