Ações de eficiência energética em 2016 evitaram uma Jirau, diz Procel

Em: 01/08/2017 às 13:53h por

As ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) proporcionaram economia de 15,1 bilhões de kWh em 2016, o que equivale a 3,3% do consumo total de eletricidade do Brasil no período, segundo relatório divulgado pela Eletrobras na semana passada. Essa economia evitou a emissão de 1,238 milhão de toneladas de CO2 equivalentes, o que correspondente à quantidade liberada por 425 mil veículos durante um ano. As ações também contribuíram para redução de demanda de ponta de 8,4 milhões de kW.

A energia elétrica economizada no ano passado com as ações do Procel equivale a produção anual de uma hidrelétrica de 3.634 MW de capacidade instalada, potência semelhante a da usina de Jirau (RO-3.750 MW). A usina equivalente foi obtida a partir da energia economizada, considerando um fator de capacidade médio típico de 56% para hidrelétricas e incluindo 15% de perdas médias na transmissão e na distribuição.

O custo anual evitado, por conta dos resultados energéticos proporcionados pelas ações do Procel no ano, foi estimado em R$ 2,92 bilhões, considerando como base para o cálculo o Custo Marginal de Expansão de R$ 193/MWh, fixado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Por sua vez, os recursos financeiros aplicados no programa em 2016 totalizaram R$ 14,9 milhões, contra R$ 18,1 milhões em 2015, uma redução de 17,68%. Contudo, a economia de energia em 2016 foi 29,74% superior ao resultado do ano anterior. “Isso pode ser explicado pela melhoria na eficiência energética de equipamentos com Selo Procel, bem como pela aquisição e uso de equipamentos eficientes pela sociedade, além da continuidade do banimento das lâmpadas incandescentes do mercado nacional”, escreveu a Eletrobras. Em 2014, os investimentos somaram R$ 21,18 milhões.

Investimentos voltarão a crescer em 2017

Desde 2012, com o fim da Reserva Global de Reversão (RGR) e a crise na Eletrobras, os recursos para o Procel secaram. Porém, com a publicação da lei 13.280/2016, o programa passou a contar com uma fonte de financiamento: uma parcela dos recursos arrecadados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com os programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das distribuidoras será destinada ao Procel.

Fonte: Canal Energia