CCEE: hidrologia ruim elevada PLD médio para 2017

Em: 01/08/2017 às 13:52h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE apresentou nesta segunda-feira, 31 de julho, uma análise do comportamento do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD de julho e início de agosto. A hidrologia bastante desfavorável, em julho, impactou no aumento do PLD ao longo do mês e começo de agosto, levando as projeções do preço médio anual no Sudeste/Centro-Oeste para R$ 291/MWh, aumento de 54% frente aos R$ 189/MWh da última apresentação.

“Em julho, o comportamento das ENAs (Energia Natural Afluente) ficou muito aquém da previsão em razão de uma massa de ar de alta pressão, que impediu a formação de chuvas, principalmente na região Sul e Sudeste, refletindo no aumento do PLD em todos os submercados”, afirma o gerente de preços da CCEE, Rodrigo Sacchi.

A previsão de afluências para agosto também indica a continuidade dos índices de hidrologia abaixo da média histórica nos submercados Sudeste (78%), Sul (59%), Nordeste (34%) e Norte (63%). “Apesar da adversidade permanecer no próximo mês, é bastante provável que as ENAs se aproximem da Média de Longo Termo – MLT a partir de setembro no Sudeste e Norte. A situação mais crítica é a do Nordeste, onde os índices devem seguir bem abaixo da média ao longo do ano”, destaca o executivo.

Quando o comportamento dos reservatórios é analisado, fica evidenciado, segundo a CCEE, o impacto da hidrologia ruim de julho nos níveis das bacias de todo o país. O esvaziamento dos reservatórios do Sul foi bastante acentuado ao longo do mês, chegando a 71,1%, volume de energia 21% inferior ao registrado no começo de julho. As demais quedas nos níveis foram de 3,7% no Sudeste (38,4%), 2,4% no Nordeste (15,3%) e de 4,5% no Norte (59,4%).

Devido à hidrologia ruim e ao esvaziamento dos reservatórios, o PLD médio de julho ficou em R$ 280/MWh, equalizado em todos os submercados. “A consequência dessa adversidade hidrológica ficou evidente na primeira semana de agosto, quando o preço se elevou significativamente, sendo fixado em R$ 514/MWh, em todo o país”, ressalta Sacchi.

Fonte: Paranoá Energia