Vestas defende leilões de geração

Em: 31/07/2017 às 13:56h por

A fabricante dinamarquesa de componentes de geração de energia eólica Vestas enxerga a necessidade de realização de pelo menos um leilão de energia no Brasil ainda neste ano, o que poderá abrir espaço para a contratação de novos parques eólicos, que por sua vez, proporcionarão novas encomendas de equipamentos no país.

A constatação é do presidente da companhia para o Brasil e o Cone Sul, Rogério Zampronha, com base no leilão de cancelamento de contratos de energia de reserva, marcado para o fim de agosto, e a recente descontratação de 1.367 megawatts (MW) médios de projetos do tipo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

"Nossa visão é de que, sim, haverá um leilão este ano de tamanho [de contratação] respeitável", afirmou o executivo ao Valor. Segundo ele, há necessidade técnica de contratação de energia pelas distribuidoras a partir de 2020 e 2021. "Este é o cenário com o qual trabalhamos hoje".

Zampronha também enxerga bons sinais do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2026, colocado em consulta pública este mês pelo Ministério de Minas e Energia, e que prevê um acréscimo de capacidade instalada de energia eólica anual entre 1.800 MW e 3.100 MW, entre 2021 e 2026. "O PDE sinaliza o que podemos esperar de demanda [por equipamentos] no longo prazo.

Desde esta semana, o executivo, que respondia apenas pelo Brasil, passou a coordenar também as operações do grupo em todo o Cone Sul - Além de Brasil, a região envolve Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Valor Econômico