Resultado motiva pequenas empresas

Em: 28/07/2017 às 13:11h por

O aumento da competitividade é o mais forte motivador da corrida das pequenas empresas para adoção da livre contratação de energia em substituição à utilização da energia adquirida no mercado regulado, convencional, avalia Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel). "O aumento da competitividade, mesmo que seja potencial, traz maior eficiência para todo o mercado", diz Medeiros.
Segundo ele, há no país pelo menos dez mil empresas em processo de migração para o mercado livre de energia. São indústrias, lojas de pequeno e médio porte, como empresas do setor de alimentos, fabricantes de peças, shoppings, bancos, supermercados, hospitais e farmácias. Denominados de consumidores especiais por terem contratos de consumo de energia de 500 kW a 3 mil kW, gastam entre R$ 60 mil a R$ 300 mil. Essas empresas buscam comprar energia especial, proveniente de fontes renováveis (biomassa, eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas), pagando menos pelo insumo e com vantagem de desconto de 50% nas tarifas de distribuição.
Na onda de migração dos últimos tempos, o comércio tem papel de destaque. No caso do Shopping Cittá América e Shopping Gávea, empreendimentos de serviços e entretenimento localizados no Rio de Janeiro, administrados em sistema de condomínio, a economia de recursos visando ganhos de competitividade foi o grande motivador, destaca Hernani Campelo, administrador das duas empresas. "Para um shopping center, que tem grande percentual de seus custos fixos com a conta de luz, essa economia reverte sempre no reinvestimento em melhorias em outras frentes do empreendimento, como conforto, segurança, eventos, tornando o negócio cada vez mais competitivo e rentável para os lojistas", diz ele.
Distribuídos em três grandes pavimentos, e mais um centro empresarial com 13 prédios, o complexo Città America foi inaugurado em dezembro de 1999. No ano passado, com o Shopping Gávea, resolveu aderir ao mercado livre de energia elétrica, segundo Campelo, como parte de uma série de medidas visando redução de custos para modernização dos empreendimentos. "Em cada um dos shoppings, identificamos uma diminuição em torno de 30% nos gastos com energia. Além disso, garantimos o preço da energia em longo prazo através de contrato com valor fixo assegurado até o ano 2021", afirma.
Para o Hospital Santa Cruz, de São Paulo, referência como hospital geral de médio porte, com mais de dois mil médicos credenciados e 169 leitos, mantido pela Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, o processo de migração da energia elétrica convencional para a energia obtida por meio do ambiente de contratação livre causará um impacto financeiro positivo para a instituição. Segundo estimativas da direção do hospital, os custos com a energia elétrica devem diminuir em cerca de 20%.
Fonte: Valor Econômico