Hidrelétrica de Jirau espera atingir 1.350MW em 2014

Em: 24/02/2014 às 12:34h por Jornal da Energia

A hidrelétrica de Jirau trabalha com a expectativa de operar comercialmente entre 1.200 e 1.350MW, até o final de 2014, resultante da geração de 16 a 18 unidades geradoras. Mas o cronograma pode ser alterado a qualquer momento, visto que a montagem e comissionamento das turbinas estão sendo realizados paralelamente, permitindo escalonar a entrada em operação das unidades geradoras.

“Esse cronograma pode ser revisto, baseado no desempenho da curva de aprendizado. O escopo está bastante rápido e agora as coisas estão acontecendo com bastante agilidade”, explicou Anamélia Medeiros, gerente relações com o mercado em teleconferência.

Mas quanto às expectativas para o próximo ano, a executiva prefere não fazer, justamente pela aceleração da curva de aprendizado que a empresa tem encontrado.

Sobre a suspensão de sanções por atrasos nas obras, a gerente Anamélia declarou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda está analisando o relatório da comissão técnica sobre evidências do estágio atual da construção e os impactos dos atos de vandalismos nas obras em 2011 e 2012.

“Assim que a decisão for tomada, vamos ter uma ideia melhor a entrada e limite de PPAs (contratos de venda de energia), mas caso a decisão não reflita corretamente os efeitos dos ventos ela pode ser complementada por uma decisão judicial, baseada em relatório independente de técnicos indicados pela Justiça”, contou Anamélia.

Projeto
Em setembro de 2013, a usina que está sendo construída pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) recebeu o aval da agência reguladora para ampliação do projeto para 3.568MW - cerca de 417 MW a mais que o projeto original – e que atenderá prioritariamente os Estados do Acre e Rondônia.