MME enquadra no Reidi eólicas no RN e BA

Em: 21/02/2014 às 12:59h por Canal Energia

O Ministério de Minas e Energia aprovou o enquadramento no Reidi do projeto de geração da EOL Seridó 1, com 30 MW de capacidade instalada, localizada no município de São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, no RN. A aprovação inclui ainda seu sistema de transmissão de interesse restrito constituído de uma subestação junto à usina e uma linha de transmissão em 138 kV. A eólica, de titularidade da  Rialma Eólica Seridó I e valor de investimento previsto em R$ 103,3 milhões, tem previsão de conclusão até 1º de março de 2017.

No município de Formoso, BA, o ministério aprovou o enquadramento no Reidi da EOL Ventos da Andorinha, de titularidade da empresa Atlantic Energias Renováveis. A eólica, que tem previsão de conclusão até 31 de dezembro de 2015 e um investimento previsto de R$ 129,2 milhões, opera com 19 unidades geradoras, somando 29,98 MW de capacidade instalada.

O MME enquadrou ainda no Regime o projeto de reforço em instalação de transmissão de energia de titularidade da Chesf. O projeto, a ser aplicado na subestação Igaporã II, contempla a instalação de um terceiro transformador trifásico, a complementação do módulo geral da subestação, a instalação de um módulo de conexão de transformador em 230 kV e de um módulo de conexão de transformador em 69 kV. Com um investimento previsto de R$ 9,7 milhões, as melhorias deverão estar concluídas até novembro de 2015.

Todos as empresas titulares deverão informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil a entrada em operação comercial dos projetos aprovados, mediante a entrega de cópia do despacho emitido pela Aneel, no prazo de até trinta dias da sua emissão.