Engevix implanta usina fotovoltaica em parques eólico na Bahia

Em: 21/02/2014 às 12:57h por Jornal da Energia

Com dois meses de operação, a Engevix está satisfeita com excelente desempenho apresentado por seu projeto-piloto fotovoltaico na Bahia. "Identificamos um fator de capacidade de 24%, enquanto que o normal é 19%, 20%", disse Alessandro Carraro, diretor Comercial da Engevix, em entrevista nesta quinta-feira (20/2).

A usina, instalada junto ao complexo eólico de Brotas de Macaúbas, da Desenvix, teve sua implantação concluída em 15 de dezembro de2013. Os recursos para o projeto vieram do fundo de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os valores não foram revelados.

Segundo a Engevix, um dos objetivos finais da pesquisa é avaliar a complementaridade entre a geração de energia solar e eólica, de modo a otimizar o uso do sistema de transmissão já existente no parque eólico. Carraro esclarece que pelo fato da produção eólica ocorrer em maior volume durante a noite, há uma expectativa de poder compartilhar o mesmo sistema de transmissão dos parques durante o dia para o escoamento da produção solar.

Em um período de dois anos, cinco tecnologias fotovoltaicas serão avaliadas: silício monocristalino, silício multicristalino, filmes finos de silício amorfo hidrogenado, filmes finos de silício microamorfo e filmes finos de disseleneto de cobre, gálio e índio. Roberto Stadler, coordenador do projeto, explica que o objetivo é identificar qual delas traz a melhor relação técnico-financeira para usinas solares de grande porte no semiárido brasileiro.

“Eles vão analisar diariamente os dados desses cinco sistemas e correlacioná-los aos dados da estação solarimétrica, observando qual apresenta o melhor custo-benefício para a região semiárida brasileira levando-se em conta as características climáticas da região e o porte dos futuros empreendimentos solares”, detalha Stadler . A pesquisa está sendo conduzida por professores da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto conta com 71 painéis solares, além de uma estação solarimétrica. A estação será um requisito básico para a habilitação nos próximos leilões de energia da Aneel para o mercado cativo, beneficiando a Desenvix em futuros empreendimentos solares.

A Desenvix, braço de investimentos em geração de energia da Engevix, pretende instalar futuramente a UFV Brotas de Macaúbas, com capacidade instalada de 30MW e que já conta com a outorga da Aneel.

A Desenvix opera 15 empreendimentos de geração, com capacidade instalada própria de 349 MW, além de participação de 25,5% em duas linhas de transmissão com 517 Km de extensão. A companhia possui atualmente um portfólio de projetos que soma 3.168 MW de potência instalada.