Eletrobras Distribuição Alagoas tem menor índice de perdas desde 2004

Em: 21/02/2014 às 12:55h por Jornal da Energia

Dados levantados pela Eletrobras Distribuição Alagoas mostram que, em 2013, a empresa apresentou seu menor índice de perdas de energia elétrica desde setembro de 2004. O ano passado fechou com índice de perdas anualizadas de 26,1%, o melhor resultado dos últimos dez anos e recuperação de R$ 42 milhões ao faturamento.

Para chegar a esse resultado, a distribuidora adotou diversas medidas no combate a irregularidades, como o recadastramento da iluminação pública, melhoria no processo de faturamento, implantação de 300 conjuntos de telemedição e mapeamento das áreas com elevados patamares de perdas. A fiscalização foi intensificada com a atuação de 35 equipes na região metropolitana, que realizaram cerca de 90 mil inspeções, sendo registrados desvios em 56% delas, e a regularização de cinco mil consumidores clandestinos.

De acordo com Almir Pereira, assistente da diretoria comercial da distribuidora, o índice de perdas de Maceió e região metropolitana é bem menor em comparação às cidades do interior. “Se apurássemos individualmente os índices da capital, estaríamos dentro da meta pactuada com o controlador, com aproximadamente 22% de perdas sobre a energia requerida. Já as perdas do interior permanecem em 30%”, esclarece.

Em razão desses cálculos, a estratégia para 2014 é manter o atual esforço na capital e ampliar ainda mais a fiscalização no interior, aumentando o número de equipes para 70, das quais dez serão capacitadas e direcionadas para regularização dos principais focos de desvios na zona rural, localizados em atividades de irrigação. Além disso, a Eletrobras Distribuição Alagoas dará continuidade à atualização do consumo da iluminação pública e buscará regularizar mais de 20 mil consumidores clandestinos, por meio do Projeto Energia +.