Energisa Mato Grosso é a concessionária que mais avançou em qualidade de serviços em 2016

Energisa Mato Grosso é a concessionária que mais avançou em qualidade

Em: 21/03/2017 às 14:10h por

img

A Energisa Mato Grosso é distribuidora de energia elétrica com mais de 400 mil clientes que mais evoluiu na qualidade do serviço em 2016. Entre as 32 concessionárias do Brasil, a empresa pulou do 24º lugar em 2015 para 8º em 2016, ganhando 16 posições.  Ou seja, os mato-grossenses estão ficando menos tempo sem energia quando há interrupção no fornecimento, e a quantidade de vezes sem energia elétrica em casa também diminuiu. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (17).

A Aneel usa como base o Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) – tempo que, em média, cada unidade fica sem energia elétrica – e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – número de interrupções ocorridas, em média – com os limites estabelecidos por ela.  Veja aqui a publicação da Aneel.

“Temos trabalhado intensamente para esse resultado. Fizemos grandes investimentos, revimos nossa forma de trabalhar, planejamos cuidadosamente onde fazer melhorias, aumentamos nossas equipes e as preparamos para atender os clientes de melhor maneira possível”, comenta Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, que alerta: “O resultado é excelente, mas queremos ir além. Nossa meta é estar no topo deste ranking”.

Desde a chegada do Grupo Energisa já foi investido mais de R$ 1 bilhão em Mato Grosso, com equipamentos, manutenção da rede, treinamentos para equipes, construção de novas linhas, renovação da frota, construção e manutenção de subestações, entre outros.  Mais de 800 religadores automatizados – equipamentos que permitem redirecionar a carga de uma unidade consumidora de um circuito para outro remotamente, reduzindo o tempo que fica sem energia – foram instalados desde 2014. Cinco equipamentos móveis foram adquiridos: três subestações e dois transformadores. Novas equipes foram contratadas, aumentando o número de colaboradores: de 1977, a empresa passou a ter 2430.

Em 2016, a Energisa Mato Grosso fechou o ano com os dois índices de qualidade abaixo da meta estipulada pela Aneel. O DEC acumulado ficou em 23,56. O estipulado pela agência reguladora era 24,99. O FEC acumulado fechou em 14,27. A meta da Aneel era 20,97.  Esse foi o melhor índice de FEC da história da distribuidora. Em 2000, por exemplo, esse número fechou em 39,8. Já no último ano antes da chegada do Grupo Energisa, em 2013, o índice era de 23,48.

Fonte: Cenário MT