BNDES aprova R$ 2,56 bi para Belo Monte

Em: 21/02/2017 às 13:59h por

img

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou ontem um financiamento de R$ 2,56 bilhões para a construção do primeiro de dois sistemas de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a terceira maior do planeta, para fazer escoamento de energia para a região Sudeste. A quantia é um adicional ao já acordado empréstimo-ponte do BNDES de R$ 718 milhões, contratado em 2015, e prevê a construção de uma linha de transmissão com 2.092 km de extensão, que deve ser concluída até fevereiro de 2018.

A linha atravessará 65 municípios de Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais e duas subestações conversoras: Xingu, no Pará, e Estreito, em Minas Gerais. A beneficiária do financiamento é a sociedade Belo Monte Transmissora de Energia SPE S/A, controlada pelo grupo chinês State Grid (51%), em parceria com o Grupo Eletrobrás.

Na semana passada, o consórcio que controla Belo Monte contratou os bancos JPMorgan e Bradesco BBI para buscar possíveis interessados em comprar a usina.
A linha de transmissão entre as subestações Xingu e Estreito é caracterizada como ultra-alta tensão, que permite índices de perdas menores no transporte da energia do que a tecnologia de corrente alternada.

Além desta, haverá uma segunda linha de transmissão, com 2.550 km, que interligará as subestações Xingu (PA) e Nova Iguaçu (RJ) e uma terceira, que transportará energia até a região Nordeste, passando por Pará e Tocantins.

Fonte: O Globo