Em um ano, mercado de geração de energia solar do Paraná cresce 600%

Em: 05/12/2016 às 14:09h por

img

Dados surpreendentes do mercado de energia solar no Paraná foram divulgados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Entre novembro de 2015 e novembro deste ano o número de ligações de geradores solares à rede da Copel cresceram 600% no período e saltando de 100 para exatos 700 pontos.

a alta na geração de energia solar no país e o barateamento da tecnologia e do custo de instalação de sistemas fotovoltaicos contribuíram para o crescimento, em outubro, da geração solar excedente (não consumida nas unidades e injetada na rede da Copel) no estado que alcançou 225 megawatts-hora (MWh), o suficiente para suprir de energia 1.300 residências.

Estudiosos da UTFPR também apontam como fator relevante do crescimento da energia solar no Paraná a ótima capacidade do estado para produzir energia solar. Para se ter noção, o potencial médio do PR é 58,7% superior à da Alemanha, segunda maior produtora de energia solar do mundo, atrás apenas do Japão.

Apesar do crescimento, o Paraná é um dos únicos estados que ainda cobra ICMS no modelo de compensação de energia. Dos 26 estados mais o Distrito Federal, apenas seis ainda não fizeram a isenção do imposto, que possui uma taxação elevada no estado, de 29%.

Fonte: Ambiente Energia