Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

UHE de Sinop dará suporte ao sistema elétrico nacional, afirma ministro da Energia

UHE de Sinop dará suporte ao sistema elétrico nacional, afirma ministr

Em: 01/12/2016 às 14:20h por

img

Orçada em R$ 2,5 bilhões e com previsão de entrar em operação em 2018, a Usina Hidrelétrica de Sinop dará suporte ao sistema elétrico nacional. A afirmação é o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, que esteve em Sinop com o vice-governador Carlos Fávaro visitando as obras do empreendimento.

A obra da Usina Hidrelétrica de Sinop faz parte do Programa Nacional do Crescimento (PAC), do Ministério de Minas e Energia (MME). O empreendimento vai gerar mais de 400 megawatts.

“Uma energia limpa a um preço bastante competitivo, que vai ajudar o Brasil a crescer. A obra seguiu todos os ritos e, evidentemente, que temos acompanhado isso. Tudo está sendo feito de acordo com a legislação em vigor, e a empresa tem tido muita responsabilidade em suas ações”, pontuou o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, durante visita as obras em Sinop na quarta-feira, 30 de novembro.

A obra conta com em torno de 2.220 pessoas trabalhando em sua construção diuturnamente. Até o momento 80% da obra já foi realizada.

A usina, segundo informações do Governo de Mato Grosso, terá a terceira maior turbina do mundo, sendo a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da Usina de Belo Monte, no Pará.

“Com a presença do ministro de Minas e Energia é consolidado esse investimento. O Estado está fazendo a sua parte de agilidade no licenciamento, para que gere emprego e renda para a população mato-grossense. Isso é fundamental nesse momento de crise. Um país que não faz investimento em infraestrutura passa por sérias dificuldades”, destacou o vice-governador Carlos Fávaro.

O vice-governador salientou ainda que Mato Grosso vive um "novo momento" de atração de investimentos e que "entendemos que a Secretaria de Meio Ambiente pode ajudar na indução de desenvolvimento no Estado. Nesses oito meses, nós determinamos aos servidores da Sema prioridade nesses grandes empreendimentos pra que isso comece a se tornar realidade”.

De acordo com o Governo de Mato Grosso a visita técnica à obra foi feita pela Usina Hidrelétrica de Sinop.

A UHE Sinop está sendo construída no rio Teles Pires. A barragem fica situada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

A comitiva contou com a presença do embaixador da França; Eduardo Azevedo, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; e o Presidente da Électricité de France (EDF).

O empreendimento é tocado por uma sociedade formada por três acionistas – Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Électricité de France (EDF) Brasil e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

O reservatório terá área de inundação de 337 quilômetros quadrados (km²) ou 33,7 mil hectares, em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302 metros (m).

Fonte: Olhar Direto