Aneel nega alteração no cronograma de obras e nos contratos de usinas fotovoltaicas

Aneel nega alteração no cronograma de obras e nos contratos de usinas

Em: 21/10/2016 às 14:21h por

A diretoria da Agencia Nacional de Energia Elétrica manteve a decisão de não alterar o cronograma de implantação das usinas fotovoltaicas Vazante 1, 2 e 3, Dracena 1, 2, 3 e 4, Gaimbé 1, 2, 3, 4, 5, Massapê, Banabuiú, Solar Caetité 1, 2 e 3, Inharé 1 e Coremas 1, Caetité I, II, IV e V, vencedoras do Leilão de Energia de Reserva de 2014.  A Aneel também negou pedido dos geradores para deslocar por dois anos as datas de início e de término do suprimento dos contratos negociados no certame. O inicio de entrega dos 141,50 MWmédios vendidos no leilão estava previsto para 1º de outubro.

A alteração dos prazos foi solicitada pelas empresas Canadian Solar Inc., Lintran do Brasil Participações S.A., Fi soliRV Solar Holdings VII B.V., FRV Bahia Ltda., Usina Fotovoltaica Inharé I S.A., Renova Energia S.A e Rio Alto Energia Empreendimentos e Participações Ltda. Elas entraram com recurso contra a decisão da agência de indeferir o adiamento e o pedido de isenção de responsabilidade pelo atraso na implantação dos empreendimentos.

Os geradores atribuem o atraso a mudanças imprevisíveis no cenário macroeconômico brasileiro, mas o argumento nao foi aceito pela Aneel, que destacou o risco assumido pelos vencedores do leilão. As empresas apresentaram estudo da consultoria PSR, que concluiu não haver impacto significativo de eventuais atrasos dos empreendimentos no Preço de Liquidaçao das Diferenças esperado para os próximos anos.

Fonte: Canal Energia