Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comissões da Câmara debatem implantação das redes elétricas inteligentes no Brasil

Comissões da Câmara debatem implantação das redes elétricas inteligent

Em: 07/11/2013 às 17:54h por Canal Energia

Audiência visa definir ações legislativas para destravar os empecilhos e as políticas públicas para a migração para essas novas tecnologias 

 

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vão realizar uma audiência pública, dia 13 de novembro, para discutir as redes elétricas inteligentes e sua implantação no Brasil. O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que pediu o debate, argumentou ser necessária a avaliação dos benefícios que a tecnologia trará a toda população brasileira no gerenciamento dos seus gastos com energia elétrica. De acordo com o parlamentar, é essencial definir as ações legislativas necessárias para destravar os empecilhos e também as políticas públicas que possibilitem a migração para essas novas tecnologias.

Smart grids são redes inteligentes de transmissão e distribuição de energia com base na comunicação interativa entre todas as partes da cadeia de conversão de energia. No entanto, Abi-Ackel alegou que a implantação bem-sucedida desse modelo requer providências importantes, como a necessidade da definição de políticas públicas de P&D, industrial e de financiamento. Segundo o deputado, isso inclui o desenvolvimento da cadeia de equipamentos e serviços, a adequação da legislação e da regulamentação necessárias à adoção do conceito e a recomendação de ações para solução das deficiências da atual estrutura.

Para debater o tema, foram convidados o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann; o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias; o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grutner; o diretor da Aneel, André Pepitone de Nóbrega; o diretor da EPE, Maurício Tolmasquim; o vice-presidente da Abinee, Álvaro Dias Junior; o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite; entre outros.