Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Preço-teto da segunda etapa do leilão de transmissão terá aumento médio de 13,13%

Preço-teto da segunda etapa do leilão de transmissão terá aumento médi

Em: 27/09/2016 às 14:27h por

img

A Agência Nacional de Energia Elétrica vai republicar o edital da segunda etapa do leilão de transmissão nº 13 já com as novas alterações no modelo de definição da receita-teto, que ainda serão discutidas em processo de audiência publica. Com as mudanças propostas, a Receita Anual Permitida máxima ficará em média em 13,13% maior, o custo do capital próprio passa de 10,86% para 11,10% e a taxa de retorno (Wacc) passa de 8,38% para 9,67%, com variação de 15,39%.

No certame marcado para 28 de outubro está prevista a contratação de 24 Lotes de empreendimentos de transmissão, localizados nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O investimento previsto e de R$ 12,6 bilhoes distribuídos em 6,5 mil km de linhas, com RAP total de R$ 2,6 bilhões.

Os empreendimentos tem prazo de entrada em operação comercial entre 42 e 60 meses.  Em agosto, a Aneel republicou pela primeira vez o edital da etapa 2, que tinha sessão pública prevista na ocasião para o dia 2 de setembro, para considerar a alteração nas condições de financiamento do BNDES para empreendimentos de transmissão. Foi feita também a atualização da RAP em 10,2%, e foram incluídos três lotes no certame.

Fonte: Canal Energia