Indústria, agronegócio e infraestrutura atraem interesse de empresários coreanos

Indústria, agronegócio e infraestrutura atraem interesse de coreanos

Em: 29/03/2012 às 10:27h por Unecom - FIEMT

img

Em buscar de ampliar e expandir os investimentos no Brasil, empresários e representantes do governo da República da Coreia estiveram nesta quarta-feira (28) na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) para conhecer os potenciais do Estado e aproximar os interesses com o setor empresarial local. Entre os objetivos do país asiático estão a produção de alimentos e a implantação de unidades industriais na região.

Atualmente a Coreia é o 10º maior investidor do Brasil e entre 2010 e 2011 o comércio entre os países deu um salto de 50%, passando de US$ 12 bilhões para US$ 18 bilhões. Apesar do volume significativo de negócios, o embaixador da República da Coreia, Kyong Lim Choi acredita que ainda há espaço para intensificar a relação entre os países, principalmente por meio da cooperação entre as partes.

Durante a reunião com empresários e o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o embaixador Kyong Lim Choi, destacou que com essa aproximação será possível conhecer áreas que podem ser exploradas no Estado, bem como a política de governo para atração de investimentos estrangeiros. "Nosso intercâmbio comercial é maior com a região Sudeste, mas analisamos e identificamos a possibilidade de ampliar as atividades com Estados como Mato Grosso, tanto por meio da atividade comercial quanto por investimento na instalação de indústrias", destacou ao comentar que a participação brasileira no comércio exterior coreano é de apenas 2%.

Para Jandir Milan, esta é uma oportunidade para Mato Grosso ampliar o leque de parceiros comerciais e para a indústria local colocar sua produção em outros países asiáticos. "Atualmente nosso maior comprador é a China, mas temos capacidade para ampliar produção e diversificar o mercado consumidor". Na oportunidade, o presidente em exercício do Sistema Fiemt indagou se há previsão de quando ocorrerão os investimentos coreanos no Estado. O embaixador da Coreia afirmou que há intenção de realizar negócios de médio e longo prazos. "A partir desse primeiro contato podemos traçar novos projetos".

Além da ampliação da parceria comercial, outro interesse mato-grossense é a atração de investimentos em infraestrutura, como em modais de transportes e no setor de energia e minerais. Secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, ressalta que a Coreia, assim como China e Japão, possui tecnologia para investir no setor de transportes. "Existem duas relações concretas. Uma com os chineses para investimentos em ferrovias e agora surge a Coreia com intuito de ampliar a atuação no país", afirmou o secretário ao comentar sobre possibilidade de uma união para implantação do Porto de Morrinhos, na região de Cáceres (a 230 km da Capital).

De acordo com o embaixador coreano, Kyong Lim Choi, o país também tem interesse nos Estados da região Nordeste, mas que Mato Grosso possui significativos índices de crescimento e isso o torna atrativo. "Viemos conhecer de perto as oportunidades e os incentivos possíveis de serem concedidos para instalação de unidades de capital estrangeiro", afirmou Choi. Segundo Milan, sem a política de benefícios fiscais, Mato Grosso deixa de ser competitivo e por isso a importância dos programas existentes para atração da indústria. "Os coreanos são especializados em prospectar negócios e a iniciativa do encontro partiu deles. Cabe ao Estado apresentar as possibilidades".

O diretor do Sindicato da Indústria da Construção em Mato Grosso (Sinduscon-MT), Luiz Carlos Richter, afirma que a parceria de empresas locais com estrangeiras geralmente é positiva. "Existe a oportunidade de investimento no segmento de infraestrutura e é possível unir a tecnologia asiática com a mão de obra e serviços das empresas mato-grossenses".

Também estiveram presentes no encontro representantes de quatro empresas coreanas, Hyundai , Samsung, STX e Hanwha, além de agências de investimentos e especializadas em comércio exterior, como Kotra e representantes do Ministério de Relações Exteriores da Coreia. Todas as empresas visitantes possuem negócios em mais de uma área de atuação, como tecnologia da informação, petroquímica, automóveis e no setor de energia. Nenhuma delas, porém, já possui relação com empresas mato-grossenses.