Hidrelétricas foram responsáveis por 77,43% da produção de energia do país em julho

Hidrelétricas foram responsáveis por 77,43% da produção de energia do

Em: 24/09/2013 às 14:44h por Aneel

Térmicas geraram menos na comparação com o mês de junho, com retração de 12,1%, segundo CCEE

A produção hidrelétrica registrada em julho de 2013, que chegou a 45.489 MW médios, correspondeu a 77,43% do total gerado no país no período, que foi de 58.751 MW médios. O número, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, também aponta um aumento de 4,7% na produção da fonte entre junho e julho.

Já as térmicas geraram menos na comparação com o mês de junho, com retração de 12,1%. A queda foi de 14.381 MW médios para 12.641 MW médios. A produção das usinas a biomassa, por outro lado, cresceu 27,4%, de 2.297 MW para 2.926 MW. Em julho, o consumo total de energia - ambiente livre e cativo - apresentou crescimento da ordem de 3,8% em relação ao mesmo mês de 2012 e de 0,7% frente a junho de 2013.

No mercado livre, o consumo no período foi puxado pelo ramo de metalurgia e de produtos de metal, que demandou 3.344 MW médios em julho. Outro destaque foi para o setor químico, com consumo de 1.664 MW médios. Os segmentos de extração de minerais metálicos e não-metálicos registraram 1.542 MW médios de consumo, enquanto o de alimentos e bebidas consumiu 951 MW médios.

Em julho a CCEE registrou um total de 16.701 contratos de compra e venda de energia elétrica, representando uma comercialização de 80.576 MW médios. Deste montante, 6.123 contratos, que somam 12.066 MW médios, foram fechados por consumidores livres e especiais