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Terminal deixa trilhos da Ferronorte mais pertos de Cuiabá

Terminal deixa trilhos da Ferronorte mais pertos de Cuiabá

Em: 19/09/2013 às 15:42h por Secon

A presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário Extraordinário Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, inauguram nesta quinta-feira (19) o Terminal Intermodal de Cargas de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), integrante com complexo da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte.

Construído em uma área de 400 hectares, o terminal é considerado o maior da América Latina.

Para Vuolo, significa um momento histórico da materialização do sonho de seu pai, ex-senador Vicente Vuolo, responsável pelo projeto de interligação de Mato Grosso com estados vizinhos - como Mato Grosso do Sul e São Paulo -, por meio de malha ferroviária.

“Sancionada em 1976, a lei previa a ligação de Aparecida do Tabuado (MS), Rondonópolis e Cuiabá. Aquilo que ele escreveu e desenhou tem sua primeira etapa cumprida nesta data. É histórico, se analisarmos o trabalho e os resultados que hoje estão sendo apresentados para Mato Grosso”, afirmou.

Atualmente, a Ferronorte já transporta 12 milhões de toneladas de grãos ao ano e, segundo Vuolo, para o próximo ano a tendência é que cresça cerca de 6 milhões de toneladas.

“O número atual da carga de grãos de Mato Grosso que chega ao Porto de Santos (SP) significa 30% de tudo que é exportado no local. Aquilo que se enxergava, do que poderia vir a ser a ferrovia no Estado, está cada dia mais consolidado”, disse o secretário.

Para Vuolo, a Ferronorte representa um “indutor de desenvolvimento”: atraindo indústrias, fomentando economia da região onde se instala, gerando oportunidade de trabalho e formando novas cadeias produtivas.

“Em Alto Araguaia [414 km ao Sul da Capital], onde há um terminal, por exemplo, de 2007 até 2010, o Produto Interno Bruto do município apresentou crescimento de 1000%”, completou.

Trilhos em Cuiabá
Com a entrega do Terminal Intermodal de Cargas em Rondonópolis, a expectativa, agora, é com a chegada dos trilhos em Cuiabá.

Atualmente, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para o trecho, de 220 km, está sendo feito e deve ser entregue até abril de 2014.

Apresentado o levantamento, o próximo passo para implementação dos trilhos até a Capital seria a viabilidade do projeto e, por fim, sua licitação.

Sem afirmar prazos, Vuolo conta com a esperança de iniciar o processo licitatório ainda em 2014.

“Como o trecho não é longo e por já haver um corredor ferroviário consolidado, há muitos grupos, tanto nacionais como internacionais, interessados em participar do processo. O orçamento do trecho deve girar em torno de R$ 1,2 bilhão”, disse Vuolo.

Terminal de Rondonópolis
De acordo com América Latina Logística (ALL), operadora do terminal de Rondonópolis, o espaço será o maior complexo intermodal de cargas da América Latina.

Com sua inauguração, a capacidade de transporte da Ferronorte em Mato Grosso salta para 17 milhões/ano.

O terminal também deve abrigar áreas de transbordo e de armazenagem, além de fábricas de óleo e de biodiesel.

Além de Rondonópolis, outros três terminais da Ferronorte estão em funcionamento em Mato Grosso – Alto Taquari (a 479 km de Cuiabá), Alto Araguaia (414 km), e Itiquira (357 km), todos no Sul no Estado.

Desse modo, a estrada de ferro passa a operar com 370 quilômetros de trilhos em Mato Grosso.

O próximo passo será duplicar os 25 quilômetros de ferrovia que ligam Rondonópolis ao terminal.

Em seguida, concluir o estudo de viabilidade sobre a possibilidade de trazer os trilhos por mais 220 quilômetros até Cuiabá.

Após a Capital, a Ferronorte deve ser expandida até Santarém (PA), para facilitar o escoamento da produção mato-grossense pelos portos da região Norte do país.