Projeto Smart Energy Paraná tem primeira reunião após criação oficial

Em: 18/09/2013 às 14:43h por Canal Energia

Iniciativa visa promover a adequação da rede de energia elétrica para rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por energias renováveis.

A primeira reunião interna do grupo de trabalho do Projeto Smart Energy Paraná aconteceu na última terça-feira, 17 de setembro. O encontro visa estabelecer as metas iniciais da linha de ação do projeto, criado com o intuito de promover a adequação da rede de energia elétrica para rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis, além de incentivar modelos de aplicação para a eficiência energética. Outra meta é desenvolver competências locais neste tema e sensibilizar e educar a sociedade na utilização dessas novas tecnologias.

Vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, o projeto tem como objetivo final consolidar a competência do Paraná em geração distribuída, por fontes de energias renováveis conectada a redes inteligentes.

Através da iniciativa, espera-se colocar o estado, estrategicamente, em um período de dez anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes. Para isso, o Tecpar foi designado para a governança do novo programa por já possuir projetos institucionais em curso, como a Plataforma de Tecnologias Inteligentes, entre outros.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Félix, o projeto permitirá a criação de competências locais e a aplicação dessa tecnologia na geração, seleção e uso de forma a manter equilibrada a matriz energética, além de mobilizar e congregar iniciativas em torno do mesmo objetivo.